domingo, 29 de janeiro de 2012

Power grid





Jogo para 2 a 6 jogadores, de Friedemann Friese, lançado em 2004. Os jogadores fazem o papel empresas que possuem usinas elétricas na Alemanha ou EUA. Novas usinas são compradas em leilões entre os jogadores, que depois precisarão materiais (óleo, urânio, lixo, carvão) para o funcionamento das mesmas, comprados num mercado de recursos (e seu preço depende da demanda). Segue-se a construção de redes elétricas para conectar cidades no mapa, o abastecimento das cidades (através do consumo de recursos), e, por fim, o recebimento de dinheiro (Elektros) pelas cidades abastecidas. Vence o jogador que, na última ronda, consiga abastecer o maior número de cidades. Trata-se de um jogo com vários mecanismos diferentes, o que o torna dinâmico e interessante. O leilão serve para adquirir novas usinas, mas também como forma de fazer os demais jogadores gastarem seu dinheiro, através de lances nas usinas que querem. Esse é um mecanismo arriscado e empolgante. A compra de recursos é necessária para o abastecimento de cidades, mas, como seu preço depende da demanda, esse é outro mecanismo que causa tensão, e pode seu usado de forma direta (para uso próprio) ou indireta (compra de recursos para estocar, o que aumenta o preço no mercado). As fases devem ser cuidadosamente planejadas, pois é necessário ter boas usinas, recursos e conectar cada vez mais cidades para poder receber Elektros. Sem eles o jogador fica muito limitado. A tensão do jogo está em encontrar esse equilíbrio, que depende também de perceber o que os outros jogadores pretendem, pois afeta diretamente o que você pode fazer.
Dura entre 120 e 180 minutos, dependendo da quantidade de jogadores e da sua experiência. É um jogo que envolve muito planejamento. Possui as características dos jogos modernos, ou eurogames, se preferirem, e isso é algo que gosto muito. Quase não depende de sorte e, embora algumas ações possam ser tomadas para prejudicar os outros jogadores, esse não é o objetivo do jogo. Não é necessário “destruir” ou prejudicar o outro para vencer, então não há o mesmo tipo de sentimento de frustração ou raiva que alguns sentem, por exemplo, ao jogar War. A tensão do jogo está na necessidade de cuidadoso planejamento e na expectativa do comportamento dos demais jogadores. É muito interessante e divertido, mas não é engraçado como os jogos para festas. A primeira vez que joguei, a partida durou aproximadamente três horas (éramos seis), e ninguém sentiu o tempo passar. No dia seguinte jogamos novamente. O tema combina com os mecanismos envolvidos. Conheço pessoas que se desestimularam ao pensar no tema (energia, usinas), também duvidei no início, e hoje é um dos meus jogos preferidos. Existem dois tipos de expansões diferentes: uma são diferentes mapas (incluindo um do Brasil) e a outra são diferentes usinas de energia, que, segundo li, tornam o jogo mais rápido (tenho essa, mas ainda não usei).



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